Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Autoestima em alta

Atendo uma paciente que acho fascinante sua autoestima. Ela é jovem, bonita e inteligente. Tem um quadro de oscilações de humor onde predomina uma ansiedade e, em momentos de crises, delírios e cismas. É uma paciente fácil de tratar pois adere ao tratamento e tem insight (o que nem todo paciente tem). Há muito tempo que ela encontra-se estável e marca as consultas para fazer apenas a manutenção. São nessas consultas que ela me conta sobre os encontros e desencontros amorosos. Ela nunca foi promíscua e  nem hipersexualizada. É uma jovem normal. Mas são em seus relatos que fico admirada com sua autoestima. Ela não é convencida e nem arrogante, mas tem uma autoestima que deveria ser exemplo para milhares de mulheres.

Como toda mulher, essa paciente já decepcionou-se com más escolhas, mas nem por isso ficou se lamentando pelos cantos. Ela sempre segue em frente e com a esperança de que algo melhor aparecerá. Ela consegue, desde o início, perceber quando a relação vai se tornar destrutiva e logo coloca um ponto final. Sou testemunha de que ela não foi impulsiva nos términos e não é do tipo que não tolera defeitos. 

Algumas caraterísticas que percebo nessa paciente que acredito ser fundamental para uma boa autoestima:
  • Sabe o que busca num relacionamento.
  • Evita envolver-se rapidamente. Espera para conhecer primeiro o "candidato".
  • Não permite desrespeito e muito menos violência.
  • Não fica vivendo de passado ou ruminando suas frustrações.
  • Vive a perda, mas segue em frente.
  • Não se faz de vítima e nem fica culpando o outro pelo fracasso do relacionamento.
  • Reconhece sinais destrutivos de uma relação patológica.
  • Não fica em relacionamentos ioiôs.
  • Cuida-se e busca realizar seus objetivos.
  • Não permite que façam pouco de seus objetivos.
  • Sabe se valorizar e busca um homem que enxergue seu valor.
  • Não muda seu jeito de ser para manter uma relação.
  • Não se anula para agradar o outro.
  • Vive um dia de cada vez.
  • Sabe que um relacionamento tem que ser construído pelos dois envolvidos e não só por uma parte.

Ela não é do tipo que lê livros de autoajuda e depois tenta por em prática as dicas. Ela é assim, prática.
Por mais frustrante que seja um término de relacionamento, temos que analisar a nossa contribuição para o fim deste relacionamento. Devemos aprender com nossos erros e não viver no passado por algo que já passou. É fácil falar, eu sei. Ainda me pego pensando em situações do passado. É preciso sempre vigiarmos nossos pensamentos e tentarmos, com toda força, superar nossas decepções. 

Na parte de relacionamentos eu acho que grande parte dos homens são bem mais práticos que nós mulheres. Acredito que romantizamos muito nossos relacionamentos e criamos grandes expectativas que quando não cumpridas, alimentamos nossas lamentações. 

Que tal cuidarmos da nossa autoestima?

Com autoestima em alta pode ter certeza que faremos melhores escolhas.

Abraços

Mariza Matheus 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada deve ser no impulso. Construir uma história com alguém tem que ser com calma e paciência. Ninguém é perfeito, mas que adianta querer alguém que não pensa o mesmo que a gente? Sim, dor de amor passa… Mas dê tempo ao tempo para seu coração recuperar. Nosso coração tem a capacidade de amar muito. Até encontrarmos a pessoas certa… só o tempo nos dirá. Enquanto isso vamos tirando grandes lições da vida, ok?… Aprenda e deixe seu coração cicatrizar. Nada é por acaso… nem mesmo um ensinamento.

      Abç

      Mariza

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza