Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Nem sempre a mulher inteligente é inteligente

Título estranho esse, não? Como assim uma mulher inteligente não é inteligente?

Calma, vou explicar. Muitas mulheres são extremamente inteligentes na carreira, ao educarem seus filhos e manterem amizades. Mas na hora de relacionarem-se... não mantém sua inteligência à frente de suas escolhas.

Milhares de mulheres vivem em relacionamentos destrutivos. Uma das grandes causas de baixa autoestima. Muitas procuram o consultório médico na esperança do psiquiatra prescrever um medicamento que alivie sua dor no peito, sua angústia. Algumas querem apenas escutar que não estão loucas. Parece trágico, não é mesmo? E é! Pois ficar num relacionamento destrutivo é o mesmo que morrer aos poucos, mas por escolha. Uma escolha quase que sem escolha (outra frase tipo incógnita). 

Casar-se por amor, por um ideal, é o sonho de muitos. Mas não precisamos continuar casados quando percebemos não ter nada em comum com o cônjuge. Às vezes o casamento foi precipitado ou a vida foi encarregando de mostrar o que cada um busca. Nem sempre as buscas coincidem, mas também não precisam ser tão antagônicas.

Repare que a cada dia que passa nos conhecemos mais um pouco. Você não é o mesmo de ontem! Se demoramos a nos conhecer, por que acha que iríamos conhecer alguém em apenas poucos meses? Leva-se tempo para conhecer uma pessoa. Tempo para construir um relação. O impulso, desejo e sonhos em comum (mesmo que sejam apenas de início) fazem com que acreditemos que será eterno. Que seja eterno enquanto dure! Mas sempre na base do respeito. 

Quando um relação ultrapassa o respeito é por que já feriu ambas as partes. Às vezes é o momento de lutar pela união e fazer diferente. Porém, muitas vezes, é melhor terminar antes que a situação piore ainda mais. 

Escutamos diariamente sobre crimes passionais e pensamos que nunca aconteceria com você, comigo ou com um amigo(a). Mas pode acontecer com qualquer um. Atendo muitas mulheres que relatam sofrer agressões físicas de seus parceiros. Mas se sentem estagnadas nessa união e temem não darem conta de se sustentarem sozinhas. Estão presas dentro da própria infelicidade.

Vejo mulheres com uma capacidade intelectual invejável, mas totalmente dependentes afetivamente. Só se sentem completas se estiverem namorando, mas são completamente capazes de tomar decisões importantes como em cargos de chefia. Por que nós mulheres ainda vivemos à mercê de valores sociais de décadas atrás? O mundo progrediu!

Só podemos ser felizes se casarmos e tivermos filhos? Sim, mas também podemos ser felizes com carreira, casadas sem filhos, divorciadas com filhos, mães solteiras, solteiras, enfim, podemos ser felizes por estarmos vivas, com a NOSSA vida.

Acredito que a maior felicidade é quando alcançamos a liberdade  sem precisarmos usar máscaras.

Seja você mesmo(a) sempre!

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza