Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Efeito Sanfona X Autoestima


Com certeza você já ouviu falar no famoso efeito sanfona. Perde alguns quilinhos aqui, ganha outros ali e assim vai. Um eterno vai e vem sem fim. Na hora que você sente que chegou lá, sua calça jeans não entre mais. "Como assim? Essa calça já foi minha amiga antes!". Mas o efeito sanfona existe e acontece com milhões de pessoas. Depois de uma idade então... Nossa... Que maldade que nossos hormônios fazem conosco hehehe. Tenho a sensação que se eu ficar uma semana sem comer perderei apenas 100 gramas. Mas faz parte da evolução. Nosso corpo muda e o metabolismo não é o mesmo. De estilo águia foi para tartaruga Temos que nos adaptar com essas mudanças, sem sofrimentos ou culpas. Cuidados são necessário, mas paranóias não! Não queira voltar ao "corpitcho" de 20 anos. Isso é uma utopia. Nem combinaria mais com você. Aproveite cada fase da vida. A barriga está mais flácida? Mas, com certeza, sua mente está mais sábia. A elasticidade está pequena? Mas sua memória deve estar repleta de experiências inesquecíveis. Cada fase tem seus prós e contras. Não se fixe apenas no peso. A vida vai muito além disso. Não restrinja seu valor na sua massa corporal. Cabe a você se descobrir todos os dias.

Falar que eu não me preocupo com o peso seria hipocrisia de minha parte. Mas não faço das minhas "gordurinhas" um motivo para ser infeliz. Gosto de me sentir magra. Gosto de comer meus docinhos sem me preocupar se vou caber no jeans ou não. Se estou me sentindo cheinha, vou alimentar-me melhor e fazer mais exercícios (inclusive estou registrando meus progressos aqui no diário, vide finais das postagens hehehe).

Não adianta fazer uma dieta por tempo determinado e esperar nunca mais ganhar peso. A melhor solução é a reeducação alimentar. Essa atitude deve ser tomada "foreverrrrrrrrrrrrr" (para sempre)! Entendeu?

E como essa página eu escrevo sobre autoestima não poderia de deixar a comparação de lado. Nossa autoestima deve ser alimentava "foreverrrrrrr toooooooooo" (para sempre também). Apesar do péssimo inglês hehehe (sorry!), tendemos a cultivar o imediatismo em nossas mentes. Queremos tudo pra ontem, agora, já! Temos dificuldade de esperar ou persistir num objetivo. Se demorar a aparecer os resultados então, putz... Nada feito!

Essa é uma atitude que devemos mudar em nós mesmos. Querer sempre a curto prazo. Tem resultados que demoram a aparecer. É assim mesmo. Devemos persistir. Nunca desistir. E tem atitudes que devem ser constantemente vigiadas. Trabalhar nossa autoestima é para sempre. Não adianta se gostar agora e anular-se no ano que vem. Todo seu trabalho vai para o lixo se você não se cuidar. O mesmo em relação ao efeito sanfona. Quantas pessoas fazem regimes "sacrificantes" e depois que perdem peso comem tudo em demasia? Colocam todo aquele esforço a perder e depois não entendem por que engordaram novamente. Mais um boicote se aflora...

Vamos trabalhar que nem os alcoólicos anônimos. "Hoje eu não bebi". Podemos fazer uma analogia para "hoje eu não me boicotei". Hoje! Amanhã é amanhã. Vamos trabalhar o agora, amanhã você repete essa frase, ok? Mas como não gosto de trabalhar no "negativo", que tal mudarmos (adaptarmos) essa frase para "hoje eu me valorizei".  Acredito que o impacto será muito mais produtivo no inconsciente se trabalharmos com frases positivas.

Que seu dia seja produtivo.

Mariza Matheus




_______________________________________________________________________________
Continuando a saga da preparação rumo São Silvestre 2012 - (dia 5)

Peso: ainda estou em ritmo de festas, então deixa o peso pra lá hehehe
52'de caminhada na esteira
Speed: minima idéia, bem mia s rápido!
Calorias: 252,7kcal (mas já as recuperei com o jantarzinho)
Distância: 5,14 km ("um dia eu chego lá hehehehe)
FC: 114bpm (melhorando)
Me sentindo bem, principalmente depois de um banho relaxante!

3 comentários:

  1. Confesso que minha auto estima estava taaaoo baixa.... Eu não sabia por onde começar a parar com esses pensamentos obsessivos...
    Dietas Sacrificantes por um lado ajuda a desenvolver meu lado de determinação e coragem, ao mesmo tempo sei que é uma ilusão (por uma semana a dieta é perfeita) depois de uma semana... eu começo a comer escondido... e nunca dá o resultado esperado.
    E vira o ciclo vicioso.
    Mais um motivo para eu quebrar minha cabeça dura...
    A sementinha de esperança que eu vi nesse post Mariza, foi exatamente "hoje me valorizei", juntando com a filosofia phn (por hoje não).
    Aos poucos as coisas vão melhorando, vivendo um dia de cada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa doutora,
    Gosto muito de seu blog. A senhora ajuda muitas pessoas escrevendo para quem não pode pagar uma consulta. Mas com certeza seus textos me ajudam muito. Obrigada. Eu fiquei encanada muitos anos com o peso. Se eu estava magra, estava feliz. Se eu estava gorda = infeliz. Ou era oito ou oitenta. O pior que os momentos de felicidade duravam pouco, pois logo eu engordava. Mas ultimamente vejo que eu sempre me boicotei (que nem num texto que li aqui antes). Acho que fixo muito nesse assunto pois não tenho nenhuma meta na vida. Parece que minha profissão é vigilante do meu peso. Pena que eu não ganho salário pra isso.
    Abraços de sua leitora

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!Ótima postagem!!Como você já vem me ajudando há um tempinho , mesmo de tão longe , posso dizer que seus conselhos são bons e funcionam!!!Estou super bem , malhando muuuuiiiito , comendo certinho sem me boicotar como antes , em relação a isso e meu corpo melhorou muuuuiiiito , a olhos vistos!!!Quanto ao seu desempenho , tenho que dizer que sua FC está muito boa para quem se diz sedentária , viu???Bjs , Dra. Fernanda

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza