Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Sempre sofro por antecedência."

Alguém já pensou assim? Não adianta anteciparmos um problema se não vamos trabalhar na solução. Há muitos anos, quando eu era estudante de medicina, escutei uma paciente dizer que não saía de casa pois tinha muito medo de morrer atropelada. Na época eu nem pensava em fazer psiquiatria. Ela estava "simplesmente" 4 anos sem sair de casa! Lembro-me que na mesma época um avião da TAM caíra sobre uma casa em São Paulo e um senhor, que estava em sua sala (provavelmente assistindo televisão), morreu. Ele não precisou sair de casa para morrer "atropelado". Meu ponto nesse relato é que não temos como saber quando e como algo vai acontecer. Não podemos deixar o medo dominar nossas ações e paralisar nossa vida. Um pouco de medo, em termos de receio, pode até ajudar, como não sair cheia de jóias na rua para evitar um assalto, por exemplo. Mas não sair de jeito nenhum pois há possibilidade de assalto? E a sua vida?

Dei exemplos trágicos aqui, mas e quando estamos esperando a aprovação daquele projeto no trabalho? Adianta visualizar toda uma conversa negativa do patrão muito antes da reunião? Ou acreditar que seu namorado vai deixar de gostar um dia de você e, portanto, é melhor não se envolver? Visualizar cenários negativos e sofrer por antecedência não faz com que tais acontecimentos sejam evitados, pelo contrário, só prolonga um sofrimento ainda maior.

Tente viver no presente o máximo que puder e quando você tiver medo que algo negativo aconteça pare e pense se essa atitude não vai te deixar ainda mais ansioso(a).

O mundo já está cheio de problemas para nós prolongarmos uma angústia.

Deixe acontecer e, na hora, você saberá o que fazer. Não faça que a antecipação de um problema torna-se um autoboicote em sua vida, ok?

Uma excelente quarta a todos (sem sofrimentos)...

Diário da Autoestima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza