Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Amor romântico, amor idealizado?


Recentemente uma paciente me perguntou se o romantismo já estava ultrapassado nas relações. A mesma me informou que havia lido um texto onde relatava sobre o amor romântico, como se o mesmo só levasse ao sofrimento.
Não li o texto, portanto não posso falar o que o autor quis dizer exatamente. Mas, nesse mesmo dia, uma conhecida minha colocou diversas declarações românticas para seu namorado (um namoro recente, no início). As declarações me chamaram a atenção pela "intensidade de amor" e romantismo para alguém que acabara de conhecer. Será que podemos falar em amor da vida toda de uma relacionamento de duas semanas? E de um ano? Será que não idealizamos o ser amado e tentamos, de certa forma, suprir nossa carência em uma fantasia?


Não quero ser radical e dizer que o romantismo acabou ou que só traz sofrimento. Eu gosto da pitada romântica numa relação, só acho que tudo tem que ter ponderação. A paixão é algo intenso, reconheço, mas acredito ser importante também saber vivê-la. Se a paixão acaba ou se o outro não a corresponde, não podemos desistir de viver ou de tentar novos relacionamentos. Nada pode ser mais importante que nossa vida (refiro-me aos relacionamentos).

Quer viver uma grande paixão? Viva! Mas saiba se proteger também. Analise seus sentimentos e observe o do outro. Muitas vezes o sofrimento vem justamente da idealização que você faz do outro. Preserve-se pelo menos até entender o que está acontecendo no seu coração. Não vá com cede ao pote. Lambuze-se com ponderação (se é que posso colocar assim hehehe). Não idealize, viva a relação. Não fantasie, veja o outro como ele(a) realmente é. Não busque preencher um vazio com o outro, compartilhe desse sentimento de forma recíproca e madura.

Lembrei-me de uma colega de escola que sempre que iniciava um namoro relatava que daquela vez seria para sempre. Pouco tempo depois ela dizia que TODOS os homens não prestavam e que só queriam usá-la. Ela precisou de alguns tombos a mais para entender que sua entrega estava sendo muito rápida e que não podia generalizar todas as relações como fazia.

Cada dia aprendemos um pouquinho mais, mas devemos cuidar muito bem do nosso coração.

Seja romântico(a) sem esquecer de se valorizar, ok?

Uma excelente semana a todos (com uma pitada de romantismo)...

Diário da Autoestima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza