Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Sinto-me explorado no trabalho."

Sentir-se explorado por qualquer motivo não é um sentimento NADA agradável. Mas vamos refletir um pouco sobre esse tema. Na frase acima a pessoa pode conversar com seu superior e expor as razões de tal sentimento. Acúmulo de funções?

Carga horária excessiva? Salário baixo? Bom, nesse último caso acho que milhares de brasileiros se sentem explorados e, infelizmente, não é fácil conseguir outro emprego. Mas escuto muito pacientes alegarem que trabalham além de suas funções e ganham apenas por uma. Esse sentimento de exploração mina com a vontade do trabalhador de se dedicar à empresa e, com certeza, repercuti no ambiente familiar também.

Há momentos que a exploração vem das relações interpessoais e afetivas. Precisamos, acima de tudo, reconhecer esse sentimento dentro de nós e não simplesmente culpar o outro. Precisamos enxergar saídas/soluções para eliminar a exploração de nossas vidas. Fácil? Claro que não! Mas ficar parado sem fazer nada e se sentindo explorado, fatalmente você irá adoecer.

Colocar limite no outro é nossa responsabilidade. Ser "bonzinho" demais, doador demais, generoso demais, só vai atrair pessoas que são abusadoras natas. A vida é um equilíbrio.

Uma excelente terça a todos...

Diário da Autoestima



Um comentário:

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza