Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

ENXERGAR A VIDA POR OUTRO ÂNGULO


Acredito que todos já escutaram a famosa contestação de que pensar negativamente ou reclamar constantemente prejudica o emocional de qualquer um. Por outro lado, sabemos também que pensar positivamente deixa a vida mais leve, certo? Mas porque é tão difícil pensar positivo?

Bom, primeiro:
Não basta pensar positivo por poucos dias e querer ver um resultado imediato. Leva tempo para mudarmos uma linha de pensamento. Muitos desistem no meio do caminho, ou melhor, muitos desistem logo no começo do caminho! Alguém já leu aquele livro “O Segredo”? Quem leu, provavelmente sentiu-se capaz de fazer enormes modificações em sua vida. Você termina a leitura achando que tudo será simples e fácil (com resultados garantidos e RÁPIDOS!). Mas o que o livro não aborda é sobre o tempo que essas mudanças podem levar e a persistência do esforço que o indivíduo deve fazer para pensar de forma positiva a longo prazo. Quem me dera se pudéssemos mudar em alguns dias! Eu posso falar por mim, que já fui bem do tipo “reclamona”. Eu me sentia até “injustiçada” por determinados sonhos não se realizarem na pressa que eu desejava. Tudo leva tempo e o que eu não percebia era minha imaturidade para entender que muito do meu sofrimento psíquico foi causado por minha maneira de encarar a vida.*

Segundo:
Devemos nos “auto-observar” constantemente e entender que cuidar da mente é um investimento para a vida toda. Não adiante ser “super power mega feliz” e perder a noção de realidade ou evitar enfrentar os problemas. A vida é um equilíbrio. Teremos momentos bons e outros ruins, mas enxergar apenas o que não aconteceu ou o que deu errado nos trará a sensação de que a vida é muito mas, muito difícil.

Eu tenho uma amiga que sofreu um acidente de carro e ficou paralítica. Em vez de se fazer de vítima ou ter ódio do mundo, ela decidiu (depois de ter trabalhado a dor e decepção pelo ocorrido) seguir em frente com seus sonhos. Alguns deles (sonhos) mudaram, mas ela não desistiu de si mesma. Fez faculdade, casou-se, tornou-se mãe e uma profissional muito respeitada em sua área. Agora, e se ao invés de seguir seus sonhos ela tivesse se entregado à melancolia por ter ficado paralítica, será que ela teria corrido atrás de seus sonhos?

Por fim, precisamos enxergar a vida por outro ângulo, mas não fugir da realidade. Quando algo ruim acontecer ou algo desejado não se concretizar, pense em outras soluções para que seu sonho seja realizado. Pense positivo, mas não por um ou alguns dias, mas sempre! Não fuja dos problemas ou finja que tudo é maravilhoso. Entenda que é normal passarmos por dificuldades, mas buscar soluções e encontrá-las... Dá uma satisfação tremenda.

Aprenda com os erros. Aprenda com a dor! Mas siga em frente, ok? Tudo passa! Até essa decepção que você possa sentir agora VAI PASSAR!

Um excelente dia a todos (com visão positiva da vida)...

Mariza Matheus (Diário da Autoestima)

* Deixo uma ressalva que não me refiro aos casos depressivos onde a pessoa pensa negativamente até de forma automática. Se for esse seu caso, procure ajuda de um profissional.

Um comentário:

  1. Acredito que seja dificil, acho lindo e incrivel o texto acima , mas as vezes é muito complicado, eu perdi minha alegria nas coisa simples da vida, fiquei rabugenta e as pessoas ja percebem uma tristeza dentro de mim, sei que preciso de ajuda...mas nem pra isso eu tenho forças... beijos Ka

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza