Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Crenças limitadoras


Você já deve ter percebido que seus pensamentos influenciam nas suas atitudes. Uma postura mais positiva diante dos obstáculos da vida facilita (muito!) na busca de soluções e enfrentamento de problemas. Mas, por outro lado, sei que não é fácil vigiarmos constantemente nossa mente. Porém, podemos destruir algumas crenças limitantes, ou seja, aquelas que atrapalham e/ou influenciam nossas escolhas.

Crença é algo que acreditamos existir. Pode ser colocada em nossa mente por terceiros, mas também pode ser alimentada por nossos medos e inseguranças. Abaixo citarei uma lista com crenças negativas que escuto por parte de diversos pacientes:

  1. Tenho muito medo de ficar sozinha.
  2. Não sou uma pessoa interessante.
  3. Uma mulher na minha idade já era para ter casado.
  4. Todo mundo consegue, menos eu.
  5. Os homens são TODOS infiéis.
  6. TODA mulher é interesseira.
  7. Não posso confiar em ninguém.
  8. Não tenho amigos.
  9. Não tenho sorte.
  10. Estou velho para recomeçar.
  11. Eu devia ter feito... Agora é tarde.
  12. Não consigo.
  13. Não é para mim.
  14. Não dou conta.
  15. etc ...
Eu poderia citar muito mais frases nesta lista. Percebeu como elas são negativas? Consegue notar um padrão de autoboicote? Agora pense em cada uma delas. Você já falou pelo menos uma destas frases em algum momento de sua vida? Seja sincero(a). Criamos frases de autoboicotes de forma constante em nossa mente e nem percebemos o quanto isso é prejudicial a nós mesmos. Não podemos deixar tais crenças alimentarem nossos medos. Por que uma mulher tem que casar antes dos 30 para ser feliz? TODO homem é infiel? Como assim? Generalizar é se colocar no mesmo patamar! Como assim você não tem amigos? Então comece agora abrir seu leque social! Se a vida te deu alguns tombos, levante, pois ficar se lamentando constantemente não te deixará mais forte (pelo contrário!). Se arrependeu de algo que fez no passado? Então faça diferente hoje! Adianta dar ouvidos aos seus boicotes? Mude esse padrão de pensar! Não temos bola de cristal para antever todas tragédias. Viva um dia de cada vez e busque estar tranqüilo consigo mesmo, com sua mente. A vida é dinâmica e sempre, veja bem, sempre teremos novas oportunidades. Acredite nisso! Seja mais otimista com você mesmo! Acredite em você e não em seus boicotes.

Estar descontente com alguma coisa em sua vida é normal, mas repetir tais boicotes como um mantra em sua mente é um tiro no pé!

Faça uma autoanálise e reflita sobre suas falsas crenças. Não deixe uma autossabotagem criar "verdades" ilusórias e limitantes em sua vida.

Uma excelente noite a todos...

Diário da Autoestima

Foto: Mark Impala







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza