Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Filhos para o mundo

Foto: Anna Langova

Acredito que as mães amam intensamente (os pais também!) seus filhos. Bom, a maioria delas. Nenhuma mãe é perfeita, apesar de muitas tentarem seu máximo! Mas muitas têm dificuldade em entender quando seus filhos precisam (necessitam) bater as asinhas e colocar o pé na estrada (com essa contradição no texto mesmo rsrsrs).


É preciso preparar seu filho(a) para o mundo. Não adianta sofrer por ele(a). Não adianta viver a vida por ele! A vida muitas vezes parece carrasca, mas seu filho vai saber lidar com os contratempos. A superproteção fará do seu filho um ser frágil e dependente. Um indivíduo com baixa autoestima e, provavelmente, com mágoas. Por mais cruel que o mundo pareça aos seus olhos, mãe, deixe-o partir. Entenda que você foi a orientadora, mas não pode viver a vida por ele (eternamente).

Muitos pais "escolhem" até a carreira de seu filho. Declaram que estão pensando em seu futuro, mas na verdade, estão querendo controlar ou viver suas escolhas. O jovem muitas vezes busca uma individualidade que pode seguir contra mão  do autoritarismo. Um conselho pode ser interpretado como um controle. Pense nisso! Saiba conversar e, principalmente, orientar. Falar NÃO o tempo todos e tão maléfico como o SIM eterno. Eduque com sabedoria e mostre respeito por este ser que tem sua individualidade e opinião, seu filho(a).

Ok, é muito difícil ver seu pimpolho sofrer ou levar um tombo. Entendo. Mas prepare seu filho para o futuro. Vai chegar um momento que seu filho vai seguir seu próprio caminho. Nem sempre suas escolhas serão as mais corretas, mas o que adianta cair por ele(a)? Faça o curativo, se for necessário, mas deixe-o aprender com os próprios erros. 

Filho não é uma propriedade ou um boneco onde determinamos quando e como brincar. Filho é outro ser, outro indivíduo... o qual tem o privilégio de conviver com vocês (pais e orientadores). 

Deixe-o fazer suas escolhas e seguir seu caminho. Ele sempre sempre saberá que pode contar com vocês, mas não escolham por ele. Repito: não escolham por ele! 

Mostrem que vocês estenderão a mão sempre que seus precisarem.

Um excelente dia a todos...

Diário da Autoestima

2 comentários:

  1. Olá Dra. Mariza. Parabéns pelo texto!! Sempre ótimos e reflexivos. Concordo muito com esse trecho: Falar NÃO o tempo todo é tão maléfico como o SIM eterno. Tudo na vida tem que ser equilibrado, caso não seja, a desarmonia surge. Bom, vim aqui porque gosto das suas publicações e, lhe pedir um conselho, dica ou tática a respeito de pensamentos obsessivos. Tenho Toc e como a senhora sabe quem sofre desse mal padece um tanto, uns mais, outros menos; depende como está o nível da ansiedade da pessoa. Já que o toc é um transtorno da ansiedade. No meu caso, o meu sofrimento quanto a este problema são as ruminações dos pensamentos. Pergunto-lhe: como devo agir mentalmente para não ficar ruminando os pensamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigada por participar do blog. Bom, fica complicado aqui eu falar sobre seu caso sem te conhecer. Como vc tem TOC, sugiro que busque um acompanhamento médico, pois muitas vezes é preciso colocar uma medicação que ajude a amenizar tais ruminações. Há várias técnicas. Mas o importante é entender que muitas dessas ruminações estão ligada ao TOC. Tente ocupar seu dia, faça atividades onde vc possa focar em outros assuntos.

      Abraços

      Mariza

      Excluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza