Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Transformando o meu EU


Essa página, Diário da Autoestima, foi criada para reavaliar alguns de meus comportamentos que julgava serem prejudiciais a mi mesma e, consequentemente, aos meus pacientes também. O que adianta apenas prescrever um medicamento e depois dar um "até logo!".

Acho os medicamentos essenciais para determinadas patologias, mas, em muitos casos, não vai ser o medicamento que fará a diferença. Reavaliar determinadas atitudes, pensamentos e comportamentos é muito importante para evitar cair em armadilhas do próprio EU.

Cuidar da mente é fundamental!, Fui clara? Vamos cuidar da mente, dos pensamento e principalmente na maneira como nos relacionamos com o mundo.

Através de pequenas atitudes mudamos MUITO as conseqüências de uma ação. Como assim? Vou dar um exemplo:

Eu trabalhava num hospital público no período da noite. Durante o dia trabalhava em dois outros lugares e, neste último local, chegava por volta das 18h e saía mais ou menos às 22h. Já chegava cansada e, quando entrava na minha sala, contava os prontuários em minha mesa:

- 1, 2, 3 ... 16! Nossa, vou atender 16 pacientes! Ai, como estou cansada...

Repetia esse "mantra" todos os dias e após cada atendimento. A sensação era de que demorava um século e quando chegava o fim do horário e eu estava exausta. Os últimos pacientes eram os mais prejudicados, pois minha atenção estava longe, já almejando o merecido repouso.

Eu não podia me demitir, então decidi que tinha que mudar meu comportamento. Ao invés de chegar e contar as fichas (prontuários) eu decidi não contá-los mais, simplesmente atendê-los. Quando dava conta, só restavam um ou dois e a sensação era de surpresa, e uma surpresa boa! Uma pequena mudança de atitude minimizou meu cansaço e assim, ajudou-me a continuar neste hospital por mais 6 anos.

Parece bobagem que uma pequena mudança no comportamento transforme uma consequência negativa em positiva.

Experimente fazer uma mudança de comportamento por semana e depois me conta quais foram os resultados, combinado?

Essa página é nossa e espero trocar muitas informações com todos os participantes deste Diário.

Um excelente final de semana a todos (cheio de mudanças positivas)...

Mariza,
médica psiquiatra.

(Diário da Autoestima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza