Cuidar de nossos pensamentos é uma tarefa diária e nem sempre fácil. Já prestou atenção no que você pensa? Qual a temática ou se é um pensamento de cunho negativo ou positivo?
Os tibetanos são considerados a população mais feliz do mundo. Será? Será que podemos generalizar ou esta população tem uma cultura e maneira diferente de encarar a vida? Tive a oportunidade de conhecer muitos tibetanos quando estive no Nepal (janeiro de 2010). Realmente apresentavam um sorriso estampado no rosto e argumentavam de forma diferente a que estou acostumada a lidar. Muitos que conheci eram monges (já temos uma grande diferença, né? hehehe) e eram humildes e pobres, mas felizes. Satisfeitos com a vida e perguntavam sobre o Brasil como se eu fosse relatar um filme de ação.
Confesso que não sou a rainha do otimismo, pelo contrário, já tive épocas que ruminava frustrações quase que igual a um monge com seus mantras. Mas resolvi fazer diferente. Tento vigiar meus pensamentos constantemente e não é fácil. O automatismo na maneira de pensar mostra o tanto que somos "treinados" a pensar de uma determinada maneira.
Um dia me perguntaram o por que temos que nos vigiar o tempo todo? Bom, nos alimentamos diariamente para nos mantermos vivos, tomamos banho diariamente (algumas pessoas não hehehe) para nos mantermos limpos e por que não tentamos vigiar nossos pensamentos diariamente? Pensa que é fácil mudar um padrão de pensar? Não, se fosse não teríamos tantos problemas.
Pense no padrão de diálogo interno que você tem em sua mente e reavalie se não é isso que aumenta sua ansiedade ou que fomenta seu desânimo e baixa autoestima.
Tenha uma excelente tarde
Mariza M.
Parabéns pelo artigo, muito bom!!!
ResponderExcluirScila.