A pseudociese, também descrita como falsa gestação ou gravidez imaginária, é uma palavra originária do grego: pseudo = falso e kyesis = gravidez. Esse é um exemplo de como o psíquico pode influenciar no corpo.
Recentemente a mídia divulgou amplamente a gestação quádrupla de uma jovem do interior paulista (Taubaté). Nas imagens, ela aparece com uma barriga ENORME e, mesmo assim, locomovia-se com certa facilidade em com respiração normal (as gestantes costumam ter respiração curta, ofegante, principalmente no final da gestação). Ela virou a atração da cidade, dando até autógrafos e várias entrevistas em diversos canais de televisão.
Mas, porém, contudo, entretanto, quiçá...
Talvez seja um exemplo de pseudociese.
Ontem seu ginecologista veio à mídia relatar que em Outubro a mesma não estava grávida grávida. Ele mostrou até os resultados de exames de sua ilustre paciente. Seu marido é vasectomizado e diz confiar plenamente em sua esposa.
Mas o que faz alguém simular uma gestação? Uma das causas é a pseudociese. Um distúrbio psiquiátrico onde a paciente acredita realmente estar grávida. Seu corpo acompanha a suposta idade gestacional (com somatizações e mudanças físicas). Antes de mais nada é preciso avaliar a paciente. Ela pode ter um transtorno associado, como depressão e/ou psicose.
Outra possibilidade é a de transtorno de personalidade com uma necessidade de aparecer e ser "famosa". Segundo muitos textos na internet, a paciente ganhou muitas doações (além da fama repentina).
Ressaltei essa temática aqui para falarmos também do poder da mente. Como você pode perceber, a mulher que tem pseudociese acredita piamente estar grávida. Seu corpo acompanha essa crença. Seu abdome cresce, as mamas produzem leite, enfiem, comporta-se como uma verdadeira grávida.
Mas e você? Se você acredita ser feio(a), inconveniente, azarado(a), etc, como acha que seu corpo e escolhas irão reagir? Por que será que o livro "O Segredo" fez tanto sucesso? Quem leu o livro sabe que não diz nada demais. Sabemos de tudo aquilo. Não há fórmulas mágicas. Mas aborda justamente o poder da visualização. (Gostaria de deixar uma ressalva que achei aquele livro muito simplista e não o aconselho como livro de cabeceira, mas como toda leitura, acho que tem seus prós e contras).
Tenha um dia com muitas crenças mentais positivas em sua mente.
Mariza Matheus
Site de referências para pseudociese:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!
http://clubedaautoestima.ning.com
Abraços
Mariza