ciúmes, ciumento, relacionamento, desconfianças
Ter ciúmes é normal, porém de forma moderada. Ter ciúmes de TUDO e TODOS gera muito mais sofrimento para quem sente. Ciúmes patológico é quando esse sentimento passa a fazer parte constante dos pensamentos do indivíduo. A pessoa passa ter ciúmes de tudo, com quem o marido (ou esposa) conversa, trabalha, e em muitos casos, até de seus familiares.
Já atendi uma paciente que tinha ciúmes até da televisão. Ela acreditava que seu marido poderia desejar as mulheres dos comerciais. Então ela "permitiu" que ele assistisse apenas jogos de futebol. Mas um dia ela resolveu assistir o jogo também (pois sentia a necessidade de vigiá-lo constantemente). Durante a transmissão do jogo, a câmera passou pelos torcedores. Ela percebeu que muitas mulheres iam ao estádio. Nesse momento, ela o proibiu de assistir seu futebol alegando que ele poderia traí-la, mesmo que em pensamentos, com uma dessas mulheres. Falar com a própria irmã nem pensar! Ao andar na rua, ela o vigiava para ver onde seus olhos miravam e em qual direção. Percebeu o estresse que os dois passavam? Patológico. Procuraram ajuda. Esse caso é grave, porém há muitos outros ciúmes patológicos que não são diagnosticados e tratados por um profissional.
Vigiar a internet para ver onde seu cônjuge "passeia" é outra forma de controle. Checar seus emails, as páginas visitadas, com quem fez amizade no facebook/orkut, enfim, seguir seus passos cibernéticos.
Todos nós temos uma curiosidade para saber um pouco mais do outro, mas a ponto de virarmos detetives pode gerar um estresse e prejudicar a relação. Nos EUA tem até uma expressão utilizada quando dois amigos conversam sobre alguém que um acabou de conhecer: "Did you google him/her?"(você "google" ele/ela?).
Pra que saber com quem seu namorado já saiu, namorou ou ficou naquela noite de carnaval há dez anos? Isso pode te deixar insegura ou arranjar motivos para discussões sem necessidade. Proibí-lo de entrar no facebook só vai aumentar a vontade dele de ter uma conta secreta. Ler seus emails é invadir sua privacidade! Procurar motivos para desconfiar do outro é uma forma de encontrar problemas. Viva o agora e tenha uma conversa franca com seu cônjuge caso esteja desconfiada de algo. Não fique jogando indiretas ou vigiando seus passos.
Principalmente na internet. Já percebeu como as pessoas são populares na net? Fulano tem 232 amigos, mas na vida real só conversa mesmo com dois ou três. Beltrana é toda delicada nos recadinhos, mas no trabalho nem fala bom dia direito. As pessoas tentam passar uma imagem que desejam e não significa que sejam assim na vida real. Por exemplo: você entra no face do seu namorado e topa com um recadinho de uma amiga (carinhoso). Isso não significa que ela esteja tendo um caso com ele. Se for reparar, ela deve escrever dessa forma para todos. Cuidado antes de criar uma briga por causa disso. Tenho uma colega que nas redes sociais ela sempre chama seus amigos de "lindo", "amor", mas na vida real ela não fala assim. Quem lê seu perfil na internet imagina ser uma mulher descolada e extrovertida, mas ela é até tímida e reservada. Ela vive um "personagem"na internet.
Acredito que a discrição é a melhor forma de lidarmos no mundo virtual. E como dizem, "nunca procure fio de cabelo em ovo". Se estiver desconfiada com algo, pergunte, converse, mas evite joguinhos. Tente avaliar por que se sente insegura. Ele(a) te dá motivos para desconfianças? Ou você é desconfiada por natureza?
A internet veio para ficar e é mais uma ferramenta de interação entre as pessoas. Não arranje motivos a mais para se estressar, ok?
Uma relação saudável precisa de confiança mútua.
Tenha um dia sem desconfianças,
Mariza Matheus
Cibernéticos se escreve com "C".
ResponderExcluirOps!!!! Meu descuido! Já fiz a correção.
ExcluirObrigada!!!! :D
Abraço
Mariza
Meu namorado ja mandou eu excluir tanta gente do face e Instagram. inclusive pessoas do meu trabalho e amigos que eu não vejo a muito tempo... eu não sei mais o que fazer, preciso de ajuda :(
ResponderExcluirmudei de academia pq ele dizia que as pessoas ficavam me olhando, ele perdeu o emprego dele pra me vigiar no trabalho, perdi até minha matricula na faculdade pq ele queria estudar junto (numa área que não tem nada a ver com ele).
COMO MUDAR ISSO? O QUE POSSO FAZER PRA MUDAR ESSA SITUAÇÃO? NÃO QUERO TERMINAR COM ELE, AMO MUITO ELE.... MAS ESSE CIUME DOENTIO ESTÁ ATRAPALHANDO A MINHA VIDA.
Essa sua última frase já pode te dar um direcionamento para o que vc realmente busca em sua vida e, com certeza, não é a infelicidade. Não se anule. Confiança é fundamental num relacionamento e controle só leva a sofrimento. Não perca a sua alegria e nem essência por causa da insegurança de alguém. Espero que vc supere essa fase. Apesar de vc amá-lo muito (como descreveu), ame-se primeiro! Abraço!
Excluiré verdade!!! muito obrigado :)
ResponderExcluir