Quem consulta com psiquiatra não significa que está louco!!!!!!!
Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam que o médico psiquiatra só trata de esquizofrenia. Bom, nós também tratamos de transtornos depressivos, ansiosos, fobias, insônias, estresses, TDAH (T. de Déficit de atenção e Hiperatividade), usuários de drogas, bipolares, distímicos, e muitos outros transtornos comportamentais.
IR AO PSIQUIATRA NÃO É ATESTADO DE LOUCURA!
Acabe com esse preconceito (se tiver) e entenda que a psiquiatria evoluiu muito e hospício e eletro-choques aterrorizantes estão presentes nos filmes. A realidade é outra. Outra coisa, os "loucos" também engravidam, quebram a perna, passam mal ou sofrem acidentes. Ou seja, a loucura está presente em qualquer especialidade. Se formos pensar assim, todos os médicos são médicos de loucos. Não dizem que "de médico e de louco todo mundo tem um pouco"? Então...
Os medicamentos da minha área ainda são muito recentes. Não se trata mais uma patologia com apenas sedação. Muitos devem lembrar da expressão: "ele é louco de pedra" ou "louco de babar". Os efeitos colaterais também melhoraram muito. O que acho que precisa mudar são os preços, pois alguns são muito caros e inacessíveis para muitas pessoas.
Você já leu o livro "O Alienista"(Machado de Assis)? No livro o personagem principal acaba vendo loucura em todos e internando praticamente a cidade toda num hospício. Se formos analisar, quem é normal? O que é ser normal?
Fico incomodada quando um familiar aproveita para manipular um paciente meu em decorrência do mesmo fazer tratamento psiquiátrico. "Você é louco, por isso que vai ao psiquiatra!", "você não era assim antes de ser tratar", etc. Ninguém é o mesmo de ontém. E muitas vezes precisamos de um acompanhamento médico ou psicológico para ajudar em nossas questões pessoais e escolhas. Não rotule uma pessoa por ela fazer acompanhamento com psiquiatra.
Louco é quem não se cuida!
Louco é o mundo atual, cheio de violência, guerras e catástrofes.
Tenha um dia "normal".
Mariza Matheus
mais os psiquiatras socam remedio na pessoa
ResponderExcluirNem todo psiquiatra faz isso, Esdras. Eu sou contra apenas medicar e não trabalhar a linha de pensamento do paciente.
ExcluirAbraço
Mariza