Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Meu príncipe virou sapo..."


- Onde está meu príncipe encantado? Pergunta a princesa à sua fada madrinha.
- Ele chegará logo, princesa. Cavalgando de forma imponente em seu cavalo branco. Você o reconhecerá imediatamente. Ele é alto, cabelos lisos, charmoso, carinhoso, atencioso e... rico. Tudo o que você merece, minha linda menina. Responde prontamente a fada madrinha.

De repente um susto...
Imaculada, a "princesa", exclama:
-"Caramba, já são 7:30, estou atrasada para o trabalhooooooo!!!!!!!!!!!"

E assim a vida continua. Milhares de mulheres sonhando com o tão esperado príncipe encantado. História desanimadora? Não, apenas um pouco realista. Idealizamos nossos parceiros e esquecemos de vê-los como realmente são. Quem busca um príncipe pode cair do cavalo. Que tal buscar um homem de verdade, real? Isso mesmo, com defeitos E qualidades. Afinal de contas, nós não somos tão princesas assim.

Crescemos escutando contos de princesas em apuros a espera de seu salvador. Um homem sem defeitos e que vem ao nosso encontro para nos salvar. Essa fantasia, de certa forma, é estimulada em nosso inconsciente e quando nos deparamos com a nua e crua realidade, nos decepcionamos. Projetamos no outro tudo de encantado que acreditamos que nos salvará. Salvar de quem e do quê? O mundo mudou! Menos nossos contos de fadas. Poderíamos adaptá-los também, não? Mas talvez poderíamos formar mulheres amargas, não sei. Uma coisa é certa, vamos parar com a tão famosa idealização. 

E expectativa da perfeição só aumenta nossa carência. Tendemos a valorizar relacionamentos destrutivos, pois precisamos dessa "concretude" de uma idealização. Como? Concretude? Desculpe, escrevi de forma rebuscada e acabei não sendo clara. Vamos lá: tendemos a nos prender tanto numa idealização que gastamos tempo e energia nela. Com o tempo, vira questão de honra tentar transformar essa fantasia em realidade. É como se cobrássemos do outro o "investimento"que fizemos na relação. Como assim você vai me abandonar? Depois de tudo que fiz por você? Fez por que quis! Ninguém é algoz ou vítima todo tempo. Fatalidades acontecem, mas manter uma pessoa errada em nossas vidas, na espera que UM DIA ela mudará, é uma forma de manipulação. Credo! Estou severa hoje, não? Desculpe-me, mas não quero ficar aqui "enchendo linguiça" e, de certa forma, passar a mão na cabeça de alguém com um comportamento destrutivo. 

Bom, sejamos práticas:
Que tal observar-se mais e ver qual o comportamento que a faz ficar em situações destrutivas? Por que será que todos os seus príncipes viraram sapos? Será que você não os enxergou como príncipes e, na verdade, nunca passaram de sapos preguiçosos? Por que você aceita menos do que merece? E por fim, por que quer tanto mudar o outro, se na verdade é você quem precisa de mudanças? Lembre-se, ninguém muda ninguém. Podemos influenciar algumas mudanças, mas nossa responsabilidade é conosco e não podemos ficar de braços cruzados a espera de um milagre (literalmente!).

Antes tarde do que nunca, e investir na autoestima é um excelente negócio! hehehe

Que a vida esteja cheia de sapinhos charmosos, engraçados e... disponíveis!

Seu príncipe não será composto por suas idealizações, e sim pela forma que ele lhe fará feliz.

Abraços

Mariza

OBS: gostaria de ressaltar que cada história é única e não depende somente de um integrante do casal. Caso você sinta dificuldade em lidar com estas situações ou encontra-se em um quadro depressivo, por exemplo, busque uma ajuda profissional. A terapia é uma forma de autoconhecimento. Evite tomar decisões no impulso e não tome medicações sem a orientação de um médico.





Visit Clube da Autoestima

2 comentários:

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza