Frase de uma paciente anônima:
"Sou uma pessoa séria e de família, se ele não me quiser é por que não me merece."
Parece uma frase simples e talvez você possa lê-la acreditando que todo mundo pensa assim. Engano seu, pois muitas pessoas não se valoriza e acaba entrando em relações destrutivas ou insatisfatórias.
O valor de uma pessoa não pode ser medido apenas pela "casquinha", pelo externo. Um corpo sarado, pernas bem torneadas ou seios siliconados pode favorecer sua autoestima (cada caso é um caso!) mas será que sustenta uma relação a longo prazo? Quando a minha paciente coloca que é séria e de família, ela está valorizando seu interno. Ah... mas ela deve ser feia! Não, não é, pelo contrário. Mas ela não se prende pela "casca". Ela se cuida e valoriza principalmente seu interno. Qual a chance de uma pessoa assim entrar numa relação saudável? Muitas!
Reavalie suas relações. Caso sua experiência seja um "currículo" de decepções, então vale a pena verificar qual a imagem você está passando para o mundo. Será que seus valores fortalecem sua autoestima? Acredito que a primeira pergunta que devemos nos fazer é: "Eu me gosto?"
Se a resposta for negativa, como esperar que o outro te valorize? Comece a trabalhar seu amor próprio e busque uma relação que lhe traga paz, que lhe faça bem, que acrescente em sua evolução.
Uma excelente semana a todos (cheia de reflexões positivas)...
Mariza Matheus (Diário da Autiestima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!
http://clubedaautoestima.ning.com
Abraços
Mariza