Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Por que a felicidade do outro incomoda tanto?


Quem, eu? Imagine! Nunca critiquei ninguém!

Sei...

Criticar faz parte do ser humano. Criticamos sim! Alguns em maior intensidade, outros nem se dão conta que criticam com facilidade. Mas todos nós, em algum momento, criticamos algo por alguma razão. Nossa... fui profunda agora rsrsrs.

Tudo bem, não quero falar sobre quem critica quem e sim, como lidarmos com o fato que podemos nos incomodar quando a outra pessoa está bem. 

Nem todo mundo pensa assim, quero deixar isso claro. Mas a questão aqui é em relação às pessoas que se sentem inferiorizadas ou incomodadas quando percebem que outros atingem seus objetivos.

Seria muito simples se que escrevesse aqui que tais pessoas são invejosas, ponto. Mas não é bem assim. Tal comportamento envolve diversas questões e é um assunto complexo.

Já repararam que ninguém assume que fica incomodado com a felicidade do outro? Mas por que sentimos incomodados quando alguém posta suas fotos da viagem no Zimbábue ao lado de um tigre? Ok, reconheço que não foi um bom exemplo, mas brincadeiras à parte, por que criticamos quando uma pessoa quer sim mostrar que está bem? O problema é dessa pessoa, não? Se ela se expõe ou não, isso não vai mudar a nossa vida.

Como disse, é um assunto complexo, mas podemos ressaltar alguns itens antes de simplificarmos tudo na "inveja":

- Às vezes essa pessoa gostaria também de ter tempo para realizar seus sonhos, mas não consegue (seja por limitação financeira, emocional ou até por outro motivo).
- Às vezes essa pessoa está com baixa autoestima e se sentindo inferior aos demais.
- Às vezes essa pessoa está incomodada e frustrada consigo mesma, então qualquer um que mostre um pouco de satisfação gera um desconforto.
- Às vezes essa pessoa é "crika" mesmo e tem o hábito de criticar o MUNDO!
- Às vezes, e muito mais provável, não conseguiremos resumir algo tão complexo numa postagem, pois cada caso é um caso e cada mente, uma mente.

Acredito que o primeiro passo para lidar com esse desconforto seria reconhecer que o sente. Quando você se pegar criticando alguém por estar se expondo, pergunte a si mesmo por que se sente assim? Provavelmente esse desconforto vem de você e não do outro. Talvez tenha algo faltando em sua vida que você precisa ir atrás ou mudar alguma atitude. A questão está em você, sendo o outro um exibicionista ou não, mas o incômodo está em você, concorda? Vamos trabalhar em você!

Perdemos tempo e energia querendo que o outro aja como ACHAMOS que deva agir. Cada um tem uma forma de pensar e, consequentemente, de agir. Agora, se você fica feliz em criticar tudo e todos, então quem sou eu para interferir em sua vida? Mas o que percebo nos meus pacientes, é que essas críticas desgastam até emocionalmente uma pessoal.

Outra mudança de padrão que posso escrever aqui seria mudar o foco. Por exemplo, se você reconhece que queria também viajar ou ter um namorado, em vez de criticar o outro por viajar ou estar namorando, pense que se o outro conseguiu, você também pode conseguir. Imagine um mundo onde ninguém conseguisse viajar ou se relacionar? Aí sim seria frustrante.

Se, neste momento, você tem frustrações a serem superadas, corra atrás para mudar isso. Busque ajuda se for o caso e entenda que cada coisa tem um tempo para acontecer e cada um tem uma lição para aprender.

Uma excelente quinta a todos (sem lamúrias)...

Diário da Autoestima

4 comentários:

  1. Célio L. Gonçalves4 de março de 2013 às 15:51

    Legal mariza, seu conselho me reforça ainda mais que este maravilhoso sentimento de inveja (quando controlado) é muito bom para contribuir para a autoestima positiva, usando-se como reflexão para melhorar ou fazer algo de bom na vida. Visitei hoje sua pagina "diario da autoestima" e estou gostando de seus comentarios. (célio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Célio,
      Seja sempre muito bem vinda no Diário da Autoestima

      Abç
      Mariza

      Excluir
    2. excelente,mtas pessoas ficam "cegas"tomando conta da vida dos outros e esquecem de viver a própria vida e felicidade...e por vezes ficam agressivas e rancorosas...com pequenas felicidades dos outros enquanto podiam estar escrevendo sua própria história

      Excluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza