Pensar que o MUNDO está contra nós ou que NINGUÉM não nos entende pode ser um traço egocêntrico. O mundo não gira ao nosso redor e nem sempre as pessoas vão entender o que se passa em nossa mente. Cada um tem seus problemas e precisamos perceber isso.
Parece pesado falar que você é egocêntrico, não? Mas deixe a vaidade de lado e faça uma autoanálise. Você sabe se colocar no lugar do outro? Você espera que os outros sempre entendam sua posição? Você se sente desvalorizado(a) pelas demais pessoas? É claro que muitas vezes esses sentimentos podem vir de um quadro de baixa autoestima ou depressão, mas no caso dessa postagem refiro-me àquelas pessoas que ficam até alteradas quando se sentem incompreendidas.
Acredito que um bom exercício para não sermos "egoístas", ou seja, voltadas apenas para os nossos problemas ou lamentações, é tentarmos nos colocar no lugar do outro. Saber que o outro pode pensar diferente ou não estar bem também faz com que não tenhamos raiva do mesmo caso as opiniões divergirem.
Não adianta ficar com raiva. A raiva nos intoxica e altera até fisiologia do corpo. A raiva é um veneno que nos corrói lentamente.
Há alguns anos li sobre a compaixão. Adorei! Pois me fez ter uma outra visão do mundo. Ter compaixão é ver uma situação com o olhar do outro e, quem sabe, compreendê-lo melhor. Não precisamos ser uma Madre Teresa de Calcutá para sentirmos compaixão. Mas apenas olharmos para o outro e entendermos que o mesmo pode estar tão frágil como nós.
Não leve tudo para o pessoal. Pondere. Não seja egoísta ao ponto de achar que todos tem que te ajudar ou entender seu sofrimento. Às vezes você pode lidar com uma pessoa que não te entenderá ou não terá compaixão pelo seu sofrimento. Tudo bem, acontece. Não aja indignado(a) com o fato de não ser 100% das vezes compreendido(a). Cada um tem uma razão para agir de uma determinada maneira.
Cuidado para não deixar seu egocentrismo dominar seu dia a dia. O egocentrismo é quando agimos de forma a querer que o mundo gire ao nosso redor. Como se as pessoas tivessem a obrigação de nos escutar sempre, nos entender, compreender, simpatizar, solidarizar, etc. O egocentrismo, na verdade, afasta as pessoas de nós.
O egocentrismo é a qualidade da personalidade humana que remete a pessoa a priorizar-se diante da realidade (em seus desejos, necessidades e pensamentos), tornando-se imersos em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a real situação da vida social e das necessidades das outras pessoas em relação as suas (Wikipédia).
Uma excelente manhã cheia de compaixão a todos...
Mariza Matheus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!
http://clubedaautoestima.ning.com
Abraços
Mariza