Imagine-se meditando nesse exato momento...
Ok, a idéia parecia fácil, mas ao tentar meditar por alguns segundos você já desistiu, não?
Acredito que uma das tarefas mais difíceis ao tentar meditar é "não pensar em nada". Hum? Como assim não pensar em nada? Uma vez fui a um templo budista (para conhecer) e participei das atividades locais. O monge pediu um momento para meditação. Apenas cinco minutos. Na minha ignorância achei que meditar seria simples. Sentar, ficar quieta e de olhos fechados. Pronto! Mas aqueles concos minutos pareciam eternos, minhas costas doíam e eu já estava entediada. Bobagem a minha pensar que seria uma tarefa fácil. Meditar não é apenas postural e sim uma atitude mental também.
Estamos constantemente sendo atropelados por milhares de pensamentos. Alguns supérfluos, outros relacionados ao nosso cotidiano e muitos, mas muitos mesmos relacionados ao modo que nos enxergamos e posicionamos nesse mundo. Estamos sempre nos julgando e nos comparando com as demais pessoas. Em Era de rede social, estar "antenado" num comportamento geral é como se fizéssemos parte de um gueto, da sociedade.
Mas qual é o seu pensamento dominante? Será que você conseguiria meditar por dez minutos? Será? dez minutinhos parecem bobagem, mas faça o teste e veja (perceba) que inconscientemente sua mente logo voltará a ser dominada por imagens e pensamentos. E fazendo esse exercício, repare que tipo de pensamentos predominam em sua mente. Serão pensamento motivacionais ou destrutivos? Com excessos de preocupações ou superficiais.
Uma maneira de entendermos nossas emoções é analisarmos que tipo de pensamentos predominamos em nossa mente. É lógico que se você acaba de terminar um relacionamento seus pensamentos provavelmente estarão relacionados à essa temática. Mas, em geral, qual tipo de pensamento predomina em sua mente?
Agora se você acha muito difícil fazer essa analise responda essa pergunta: você se sente bem consigo mesmo(a)? Você está em paz com sua vida? Se a resposta foi sim provavelmente seus pensamentos são predominantemente positivos, mas se você respondeu não nas duas perguntas então vale a pena analisar e mudar o cunho de seu pensamento.
Um bom feriado a todos
Mariza Matheus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!
http://clubedaautoestima.ning.com
Abraços
Mariza