Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Procrastinação - Cuidado!


Antes de mais nada devo confessar que procrastinei uns 3 dias para escrever esse texto. Mas você sabe o que significa procrastinar?

Segundo a definição da Wikipédia Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos.

Acredito que TODOS nós procrastinamos em algum momento ou situação. Procrastinar não se refere apenas a quem em está depressivo, e sim um comportamento MUITO comum em diversas pessoas. Eu mesma procrastino em determinadas situações. Encontro desculpas (muitas esfarrapadas!) para adiar uma tarefa. Esse comportamento leva uma sensação de frustração e uma falsa ideia de que tudo é difícil ou moroso. 

Procure evitar AO MÁXIMO deixar para depois o que você pode fazer hoje, agora. Procrastinar não é "descansar" e muito menos um simples ato inofensivo. Abaixo algumas dicas para evitar a procrastinação:

Infinitude da vida

Frase do neurologista Oliver Sacks ao divulgar seu câncer terminal. 

Nós não somos eternos! Mas por que não pensar no fim e mudar o meio? Pensar que tudo tem um fim (impermanência) pode nos ajudar a valorizar mais o HOJE. Quando estamos muito apegados às questões materiais, a vida com certeza nos parecerá sem sentido ou cheia de obstáculos. Penso que é preciso fazer a diferença, nem que seja para espalhar sorrisos e boas energias para quem nos rodeia. O mundo já está muito cruel para ficarmos ruminando nos sentimentos destrutivos.

Se você tivesse apenas alguns meses de vida, o que você mudaria HOJE em sua vida?



PS: por que não mudar agora mesmo sem saber quanto tempo lhe resta?

CUIDANDO DA MENTE (1)

Irei publicar uma série de postagens intituladas "CUIDANDO DA MENTE", onde colocarei sugestões para que você, caro leitor(a), possa trabalhar o conteúdo dos seus pensamentos. Gostaria, se possível, que participasse dos exercícios e colocasse sua opinião (ou resposta) nos comentários. Conto com sua participação! Obrigada!


Quando acordamos pela manhã podemos notar que nossos pensamentos "ditam" como será o nosso dia. Se ao acordar você começa com queixas em sua mente (ou até verbalmente) de que seu dia será ruim... Bingo! Pode ter certeza que terás grandes chances (se não 100%) dessa "crença" se tornar uma realidade. Observe como os pensamentos fluem no início do dia e, por mais difícil que seja sua agenda de compromissos, não crie uma tragédia antecipada em sua mente. Manter um pensamento positivo, facilita que busquemos soluções adequadas para as dificuldades do dia a dia. Assim, deixo essa observação por hoje: pense positivo já no início do seu dia e NÃO antecipe seus problemas!

Bom dia a todos!

Diário da Autoestima

O PODER DO MAU HUMOR

O mau humor faz parte de nossas facetas de enfrentar os ocorridos da vida. Mas, infelizmente, muitas pessoas o confunde com um estado contínuo de humor. O que deveria ser algo corriqueiro e passageiro passa a ser parte da personalidade de uma pessoa. E lidar com o mau humor não é fácil, muito menos quando esse mau humor vem de terceiros. 

Há patologias, como depressão e distimia por exemplo, que fazem com que a pessoa fique mais mau humorada. Nestes casos, uma avaliação profissional se faz necessário. Mas refiro-me aqui, neste texto, um tipo frequente de mau humor que muitas pessoas "insistem" incorporar à sua personalidade.

Ok, a política está em crise, há falta d'água, o dolar está cada vez mais alto, etc. Temos "n" motivos para justificarmos nosso mau humor, certo? Mas por que então alimentamos este mau humor? Neste caso, precisamos não "personificá-lo"  e mudar de atitude passa a ser primordial.

O mau humor contagia e interfere (negativamente) nas relações interpessoais. Já pensou se ao cumprimentar as pessoas você escuta uma lista interminável de queixas? Ou ao dar um sorriso de bom dia e outra pessoa vira a cara pois não se sente bem para retribuir um simples sorriso? Imagine como o seu dia ficaria se todos alimentassem seu mau humor!

Não podemos mudar o mundo apenas com o desejo de mudança, mas podemos sim mudar a nós mesmos e, com isso, refletir uma mudança neste mundo. Que tal não alimentar seu mau humor hoje? Desafio-te a ficar uma semana sem reclamar e observar seus resultados e consequências com tal mudança de comportamento. Aposto (e guanho!) que você vai obter resultados positivos se mudar do padrão de "mau humor" para outro bem humorado. Não estou te pedindo para ser um "Poliana" da vida, e sim, não fomentar e dar forma ao mau humor. Se tiver problemas, revolva-os, mas não fique se lamuriando quando algo não sai a contento. O mau humor tem o poder de te deixar pra baixo e te deixa  incapaz de enxergar novos caminhos e soluções. 

Um excelente dia a todos (cheio de bom humor!)...

Diário da Autoestima