Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Eu sei que sou feia...

Essa foi a frase que minha paciente iniciou seu relato durante a consulta.

"Eu sei que sou feia, Dra. Mariza."

Hummmm... Ter uma imagem negativa de si mesmo só reforça sua baixa autoestima. Precisamos enfocar em nossas qualidades. Há características simples de serem corrigidas, como alisar os cabelos caso você não goste deles crespos, usar um corretivo para esconder suas olheiras, enfim, nada complicado. Mas em outros casos não há o que fazer. Já tive paciente que desejava fazer um transplante total de face! Acredita?

Mas antes de mais nada precisamos nos olhar bem e perceber nossas qualidades e evitarmos ao máximo a supervalorização dos defeitos. Olhar para o espelho e s enxergar os defeitos faz com que eles sejam supervalorizados. Parece fácil mudar esse comportamento, mas requer tempo e persistência. Comece, num primeiro momento, a identificar suas qualidades. Não as tem? Truco! Impossível alguem no ter qualidades. Se você não as identifica algo errado esta acontecendo com sua autoestima. Então vamos começar por aqui, identificando suas qualidades. Diariamente tente ressalta-las. No inicio soara como falsidade, pois você acostumou seu olhar apenas nos defeitos. Com o tempo essa conduta vai se tornar rotineira e uma nova "verdade" se formará em sua mente. É preciso ACREDITAR em si mesma(o) quando se trata de autoestima. Se você acreditar ser feia, essa mensagem passará adiante.


A beleza começa de dentro, na mente. Não adianta ser bonita por fora se sua mente acreditar que é feia. A estética física não sustenta sozinha o comportamento e atitudes. Ser bonita(a) envolve gestos, linguagem, postura, etc...

Acredite em você! Isso é fundamental. Essa mudança não é da noite para o dia Requer paciência e tempo. Tempo é uma palavra chave aqui. Mas persistir na maneira que se pensa é importantíssimo! Pense positivo em relação à sua imagem. Mude o que for necessário, mas pense diferente. Repetir "eu sei que sou feia" só vai confirmar algo que deixará sua autoestima lá no chão. Encontrar suas qualidades lhe ajudará nesse processo. E isso não tem relação com "se medita(o)", tem relação com gostar de si mesmo.

Você se gosta? Se a resposta foi "sim" você está no caminho certo, agora se foi "não" comece a mudar AGORA!

Um dia cheio de qualidade a todos,

Mariza Matheus

62 comentários:

  1. se aceitar como se é,sem uma boa aparência.
    ser humilhado e todo o resto,isso foi a coisa mais ridícula que já ouvi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu n consigo me ver bonita, já fiquei um certo tempo na frente do espelho e n adiantou n sei mas o que eu faço na escola eu vejo pessoas rindo de mim porque sou feia, não consigo nem sorrir!

      Excluir
  2. Mas mesmo assim não me conformo porque eu sou feia e sei disso,olho qualidades sim mas pra mim não dá em nada e o ruim é que tento ser bonita e tudo mas nunca to do jeito que quero nunca to bem vestida pra mim mesma.
    By:Isabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ressalte os defeitos. TODOS nós temos defeitos, mas ressaltá-los pode nos gerar um desconforto com nós mesmos. Sei que é fácil falar, mas valorizar-se é fundamental. Busque uma terapia que enfrentar essa fase difícil. Invista em vc! "Tentar" ser bonita não é o mesmo que "sentir-se" bonita. Cuide-se, ok? E obrigad apor participar do blog. Seja sempre muito bem vinda!

      Excluir
    2. Oi marisa
      eu nao me acho bonita, sou loira tenho cabelo preto liso (Feito definitiva)�� e eu me acho muito feia eu me olho no espelho e me imagino como meninas da minha faculdade , sempre me dizem qie sou feia, ja ate fizeram uma bricadeira dizendo que eu era namorada de alguma pessoa no whatsapp, tenho 18 e estou pedindo a sua ajd.
      tinha um menino que eu amava na escola mais eu era feia e tinha medo de rirem de mim......alem disso eu nao sei ser legal, engraçada, e etc.....
      espero que possa me ajudar
      Eu♡

      Excluir
    3. Nao seja assim eu sei que vc n é tao feia credo gnt todos tem uma alma gêmea......

      Excluir
  3. Não concordo. Eu sou feia e não consigo pensar em uma qualidade que eu tenho, não consigo encontrar essas qualidades que dizem que cada pessoa tem. As pessoas tendem a achar que não existem pessoas feias e que são apenas pessoas '' mal-cuidadas'', e isso é uma grande mentira pois mesmo que você se arrume e tudo mais se você não tiver beleza, você sempre será feia. Quem é bonito não entende, por ele É, ou ficou. Acredito que a beleza está nos olhos de quem vê, mas a maioria vê pelo pior lado, as pessoas excluem quem não tem beleza. By Anne ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara anônima,
      Não adianta eu falar de suas qualidades ou soltar o famoso papo que todos tem beleza interior, pois acredito que vc não vai aceitar. Bom, antes de mais nada acho que é preciso vc se gostar. Todos temos defeitos ou algo que não agradamos em nós mesmos, mas tb temos qualidades. Mas só você para enxergá-las primeiro. Repito: vc precisa se amar antes de ser amada. Cuide-se e espero que vc melhore e consiga ver suas qualidades. Se for o caso, busque ajuda de um psicoterapeuta para trabalhar nessa questão de autoestima. Tenho certeza (mesmo que vc discorde de mim) que vc tem muitas qualidades.
      Abraço,
      Mariza

      Excluir
    2. Oi doutora.. tenho 18 anos e ne acho toda desfigurada. Um lado do meu rosto é totalmente diferente do outro, sei que nao sao iguais, mas o meu e muito, nem parece a mesma pessoa. Eu sou horrivel, minha boca étorta, meu nariz grande e torto, nao tenho nada de peito e nem de bunda, NADINHA, sou magra, e sou horrorosa . Nao consigo tirar fotos, nao tenho fltos minha no meu celular, nao tiro mesmo nem com parentes, colegas, e pra piorar eu me acho corcunda. Nao gosto de me olhar no espelho pq toda vez q olho eu quero chorar, mesmo q eu nao olhe eu começo a querer a chorar. Quando to num lugar que tem pessoas bonitas eu fico mal quase choro e vou embora, na verdade todo mundo bonito menos eu. Eu sou horrorosa e nao tem essa de beleza interior, ou de tem q me amar, ou ver as qualidades. Isso e chamar o feio de feio e mandar ver alguma coisa bonita p ficar melhor. Isso n existe, por mais q digam q sou linda eu sou horrivel, e queria fazer transplante de tudo, mudar tudo. Nao aguento, as vezes eu quero morrer. Nao consigo esquecer isso nem por um minuto.

      Excluir
    3. você não pode olhar só para seus defeitos, e eu duvido que você seja assim tao "má" como você diz. eu também me achava muito feia mas depois com o tempo aprendi a gostar de mim como sou, cada pessoa tem a sua beleza. quer um conselho leia o livro da Demi Lovato - 365 days staying strong

      Excluir
  4. Eu sei que sou feia. Gosto de um rapaz lindo há anos e sofro muito com isso! A namorada dele é linda e uma amiga minha vive dizendo que ela é linda e que eu tenho que me arrumar, sempre. Até parece que vou me tornar uma mulher bonita só por estar arrumada. Melhora? Sim, mas não deixa a PESSOA bonita.
    Enfim, sofro cada dia mais e mais. Tento ignorar, JURO! Mas não consigo. Posso ter tudo de bom, ser legal, ser inteligente, ser amiga, isso eu reconheço e sei que são grandes qualidades mas, infelizmente, não é isso que PRIMORDIALMENTE os homens olham. Ou melhor, as pessoas no geral. Como posso querer um cara lindo se ele nunca vai olhar para uma mulher como eu? "Ahh mas você é inteligente, é legal". Sei! Mas isso não fará ele me olhar de primeira. Vamos ser honestos E para haver relacionamento, precisa haver um primeiro contato.
    Enfim, sou muito infeliz com ISSO. Minha Mãe vive me dizendo que queria saber o que fazer para me ver feliz. Fico com triste com isso, porque sei que ela sofre, mas não consigo evitar. Não adianta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A beleza vai muito além do físico, anônima. Antes dos outros te acharem ou não bonita, VOCÊ precisa enxeragar seus pontos fortes e tentar ressaltá-los. Se os homens ficassem somente com as beldades, a minoria apenas estaria casada e o que vemos é que cada um tem um padrão de beleza. Tente buscar uma ajuda com um terapeuta para vc trabalhar sua autoestima. Eu não acredito que não tenha beleza em vc, não acredito mesmo. Mas você não está se dando o valor que merece. Pare de focar na outra mulher e comece a ressaltar as suas qualidades. Gostar de um homem comprometido pode causar-lhe um sofrimento ainda maior (e isso não tem a ver com o fato da namorada dele ser ou não mais bela).
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  5. Eu tanbém sofro + porque gosto de um rapaz bonito,dos olhos verdes.. antes eu até nao ligava com aparençia::::::: mas tudo muda no instante que vc tenque se encherga.... e a beleza é a unica resposta que vc quer ouvir....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a única resposta que vc deve buscar é aquela que vc pensa sobre vc mesma. Autoconfianças e amor próprio são características que atraem o outro. Cuide-se! Valorize-se!

      Excluir
  6. Oi dr maisa, é dificíl eu só tenho maguas no coraçao, eu nao nunca me achei feia,mas sempre tem uma pessoa pra me dizer o contrário, é incrivél, sabe e + doe ouvir por causa do rapaz que eu amo;;; eu moro frente a frente" hoje em dia eu me escondo de todos é dificíl me ver na rua;;;;; medo,medo, e + medo" e o pior dos medo é ele me chamar de feia... ai seria fatal doeria muito mesmuh.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, procure uma ajuda psicoterápica. Vc precisa trabalhar sua autoestima e, infelizmente, somente com leitura de site não vai dar o suporte que vc precisa. Vejo pelos seu relato que a questão está muito enraizada e não adianta se esconder do mundo ou depender da opinião alheia para se aceitar. Espero que melhore! Abraço, Mariza.

      Excluir
  7. oi dr mariza,e a primeira vez que falo sobre esse assunto,sou muito feia,tenho vergonha de sair na rua... não me achava feia quando nova,tudo começou quando me chamaram de feia aos 24 anos com freqüência algum falava que eu era muito feia e parecia um homem ... sou muito alta e tenho traços brutos para piorar...cabelos crespos nariz grande mãos grandes sou toda grande...mas estou pensando em procurar ajuda, quero ser feliz ......quero sair para trabalhar sem esse sentimento que vou para uma guerra e horrível....e falando nisso só consigo sair de casa para trabalhar mais nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima,
      Busque uma ajuda profissional. Eu acredito mesmo que a beleza tem muito mais a ver com a maneira como nos enxergamos, caso contrário, somente as modelos teriam sucesso. Mude aquilo que vc acha que pode melhorar, mas preserve sua essência. Uma pessoa chegar para vc e falar que vc é muito feia eu acredito que é essa pessoa que está com problemas, pois o que ela tem a ver com isso? Se não gosta de sua aparência que fique na dela! Com certeza vc tem qualidades e só vc para ressaltá-las. A sociedade imõe um padrão muito rígido de beleza e precisamos entender que a beleza tem muito mais a ver com atitude. Espero que v melhore. Abraço
      Mariza

      Excluir
  8. Eu não me acho bonita, mas o q me dá certeza disso é q nenhum homem se interessa por mim. Estou sozinha há muitos anos. Mesmo os namorados q eu tive diziam q a beleza não era o mais importante, ou seja: confirmavam q eu sou feia. O mundo é assim: só valoriza a beleza exterior, nem tenho chance de mostrar minha "beleza interior". Terapia? Só se for p eu conseguir ser feliz sozinha, pq até os homens muito feios só querem mulheres bonitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "nenhum homem se interessa por mim"
      Desculpe, mas vou discordar dessa sua frase. Acredito que tem mais a ver com a maneira como vc se enxerga. Se vc nào se gostar como o outro irá te valorizar? Outra coisa, já escutei muito isso aqui no consultório e tb percebi que muitas vezes a mulher está fechada. Para se sentir bonita é preciso vir de dentro de vc e não externamente. Tenho certeza que o dia que vc começar a se gostar e valorizar-se, muitos olhares irão se direcionar a vc. Valorize-se!
      PS: vá um dia ao shopping e repare nos casais. DÚVIDO que você verá apenas casais "modelos". Provavelmente vc verá pessoas normais, com qualidades e defeitos, juntas.
      Espero que vc melhore e comece a se valorizar.
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  9. onde está meu comentário? Eu me abri, desabafei, busquei ajuda. pra que? Meu comentário nem ficou aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima,
      Peço desculpas, mas estive viajando e entrava na internet apenas pelo celular. Não vi os comentários. Outra coisa, alguns comentários não apareceram no meu mural, pois sempre checo a painel do google e não aparecia que eu tinha recebido comentários.
      Seja sempre bem vinda!
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  10. Oi, bem a verdade é que eu sou feia.
    Não gosto do meu corpo, sou toda magricela, com os dentes tortos e ainda usa óculos.
    Eu não consigo achar qualidades em mim.
    Nem consigo gostar de mim mesma.
    Minha família diz que eu sou linda, mas eu somente queria ser bonita e chamar atenção como o meu oposto faz (irmã).
    Eu não consigo mas tirar fotos, nem olhar no espelho de vergonha de me ver.
    Eu me sinto como um monstro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ë muito importante vc se gostar e encontrar suas qualidades. Espero que consiga melhorar sua autoestima. Sugiro que busque um acompanhamento psicoterápico.
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  11. Nem sempre temos a sorte de ser presenteados com aqueles genes ke nos dão a possibilidade de,mesmo sem nos esforçarmos, conseguirmos fazer sucesso entre o sexo oposto.
    Porém, temos ke intender ke nós somos o ke somos,e passar a aceitar isso é o 1º passo pra ganhar estabilidade emocional.
    O 2º passo é não viver dependente da aprovação alheia, apenas da sua.
    Mude o ke é possivel mudar em si,caso não o aprove, trate bem da sua parencia e não se desleixe.
    Se voçê passar a se aceitar, cuidar do seu look e ganhar prazer nisso,irá ser mais feliz e isso irá criar uma boa presença, irá obter e passar segurança aos outros,e a seu tempo isso dará frutos,acredite.

    ResponderExcluir
  12. Já tentei me achar bonita e sobrepor as minhas qualidades, mas é humilhante sair na rua e ver as pessoas ao meu redor. Hoje eu vivo um dia após o outro torcendo para que minha feiura passe despercebida pelas pessoas e torcendo para que ninguém fale que eu sou feia.
    Já passei da fase de acreditar nas pessoas quando falam ao contrário, vejo a cara de pena das pessoas quando estou na rua. Não saio e também não faço questão.. Só quero ir para a faculdade e voltar, sem fazer mais nada.
    Infelizmente não sou feliz e creio que isso não vai passar nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa quantas pessoas com o mesmo problema que eu. Não fazia ideia, não consigo me aceitar, já fiz muita terapia, até psiquiatra e nada ...não tenho mais animo para viver, não sei lhe dar com o preconceito das pessoas e me sinto muito humilhada...tenho medo de ir para o trabalho entre outras coisas mais.

      Excluir
  13. Olha, por mais que eu tente me valorizar, não dá...
    Sempre vem alguém e fala que sou feia, as vezes não na minha cara, mas escuto ou fico sabendo (sempre por gente que confio muito).
    Tem menino que ri de mim na minha cara e fala que eu pareço um... tenho vergonha de falar mas ok... demonio.
    E não adianta se arrumar, porque não muda o que sou.
    Cheguei ao ponto de ter vergonha de sair, de me divertir...
    E o pior é que eu nem sempre fui feia... quero voltar a ser o que era antes.
    Dizem que sou muito nova pra ficar me deprimindo (no começo do ano faço 14), e que tudo é drama... mas não entendem o que eu passo...

    ResponderExcluir
  14. Para quem tem uma autoestima confiante é fácil dizer que os nossos defeitos são fáceis de ser corrigidos, mas quando temos a auto estima no chão ( que é meu caso) fica mais difícil, pois eu sei que nenhum garoto olha para mim exatamente por causa da aparência que tenho, e que o tratamento que eu recebo é diferente das pessoas bonitas, as pessoas não olham se eu sou inteligente esperta, só olham que eu sou feia.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou tão feia e não aguento mais gosto de um garoto e ele não dá a minima pra mim pelo fato de eu ser feia nem adianta ter autoestima ngm gosta do jeito que sou :(((

    ResponderExcluir
  16. Isso começa na infância, todos elogiam aquela criança linda sem se preocupar c as outras crianças q estão ouvindo. Ao lado dela sp existem outras q nunca ouvem as mesmas coisas. Esta últimas começam a entender da seguinte forma: "não falam isso p mim pq eu sou feia", isso vai ajudando a construir a baixa autoestima, coisa q só aumenta c o passar do tempo, levando à infelicidade na fase adulta c sérios comprometimentos. Fica então só a lembrança de como é importante não fazer esse tipo de comentário perto de crianças e de como é importante ressaltar outras características em todas as crianças.

    ResponderExcluir
  17. Me sinto horrível, feia, sem graça, se pudesse morreria agora mesmo. Creio que não faria a menor falta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Busque ajuda com um profissional da área da saúde (psicoterapeuta ou psiquiatra). Provavelmente vc esteja com depressão.
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  18. fico na duvia se sou feia ou bonita , tem dias que me sinto maravilhosa , e tem dias que me sinto HORROROSA , de querer morrer , e isso eh oq mais me deixa intrigada , n sei se sou feia ou bonita , sempre estou com essa duvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no mesmo barco girl, as vezes eu me acho linda e as vezes igual a uma aberração! Uso um pouco de maquiagem e me arrumo ( cabelo, rosto, roupa ) e me sinto bem melhor. Minha dica é que nai adianta vx ficar parada descuidada e tristonha, quando isso acontece eu sempre digo: vamos mudar haha
      Lavo o rosto, passo uma maquiagem MS sem exagero, p não parecer um palhaço, arrumo o cabelo ( escova) e visto uma roupa que me valorize e pronto, mesmo que vx n vire uma princesa, VC melhorou e esta decente pelo menos, que se dane se te acham feia , é isso que eu penso, se alguem n gosta de VC porque VC não é uma top model fodasse, ela tem dinheiro p pagar uma cirurgia plástica p VC? Não ne a culpa n é sua se ela ta incomodada que se retire e pronto! Fodasse

      Excluir
  19. Eu nao me achava muito feia antes,mais a um tempo atras depois que me chamaram de..smigol!! Eu fui totalmente pro chao..sera q sou tao feia assim??nao sei o q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feio mesmo foi quem te chamou assim. Que ignorante! Outra coisa: gosto é algo pessoal. Alguém pode olhar para mim e me achar sem graça e outro, pode me achar linda. Se só as Top Models fizessem sucesso, o que seria da maioria das pessoas? Não se afunde por causa de comentários indelicados ou de ignorantes. A beleza é o conjunto.
      Abraço

      Mariza

      Excluir
  20. ser feio influência tudo na minha vida atinge tudo que eu faço !

    ResponderExcluir
  21. oi meu nome e Daniela tenho 12 anos de idade e que e assim eu me acho bonita tenho as coxa grossa o cabelo cacheado e grande mais não tenho muita bunda e tenho o seio meio grande.Muitas pessoas falam q sou uma morena bonita mais meus colegas de classes e alguns outros me chama de feia um já ate falou q não e urubu pras gosta de carniça>Mais sabe eu nem ligo mais pois vários meninos já falaram q sou uma gatinha eu eu me acho muito bonita e mais eu não nasci pra agradar ninguém

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca me achei feia, na verdade, nunca havia pensado nisso até o início de 2013, quando meu corpo começou a mudar. Vários meninos me chamam de feia até hoje e eu coloquei isso na cabeça. Estou passando por um processo de aceitação, mas somente de meus cabelos, eles são bastante criticados também. Eu amo meu corpo, acho ele lindo, mas meu rosto... ele é tão estranho ! Também amo meus olhos, acho eles quase perfeitos. Minha sobrancelha ... eu a considero aceitável. Mas o que realmente me incomoda é meu naeiz e minha própria expressão facial. Tenho cara de mal-humorada mesmo estando bem e meu nariz é gordo e cheio de cravos ! Ele é muito feio! Parecem problemas pequenos, mas isso me faz sentir feia em todo o meu corpo.

    ResponderExcluir
  23. Antes de namorar eu tinha alta auto estima, além de ser muito feliz com a minha aparência e com a pessoa que eu era.
    contudo, por causa de vários comentários depreciativos do meu namorado eu com
    ecei a me deprimir. Hoje estou com vários problemas de pele por causa disso.
    me sinto horrível o tempo todo, só choro e não tenho vontade de fazer nada, nem de vê-lo, o que é algo muito torturoso para mim. Gostaria de terminar esse relacionamento que fará um ano no próximo mês,mas ainda o amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar em um relacionamento onde o outro só te coloca pra baixo, vc mesma sabe o que faz com sua autoestima. Acho que vc precisa se colocar sempre em primeiro lugar. Não fique em um relacionamento destrutivo, pois cedo ou tarde ele acaba, mas antes disso, sua autoestima afunda. Espero que vc melhore!

      Excluir
  24. Oi, meu nome é Raiane. Sabe, eu não me acho feia quando me olho no espelho, sempre me achei linda corpão, cabelão na cintura preto e cacheado, pele clara, rosto de bb e olhos negros que realçam a cor da minha pele.
    Mas o problema é que as pessoas dizem que eu sou feia, eu saio horrorosa em fotos e isso me faz perceber que as pessoas tem razão, e isso me deixa com minha auto estima lá no chão, e sempre tenho vergonha de tirar fotos pq elas sempre sai feias por isso nunca tiro.
    Qual será o meu problema?
    Eu não sei tirar fotos? As pessoas tem inveja de mim? Ou eu simplesmente tô ficando paranoica de sempre querer ser bonita, comessar a me ver no espelho bonita, mas na real eu sou orrível? Por favor, me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se as pessoas tem ou não inveja, mas acho muito estranho chegarem a vc e dizerem que vc é feia. Absurdo! Cada um tem um gosto e realmente acredito que a gente possa ser bonita aos olhos de uns e feia em outros. Mas ficarem falando isso a vc! Será que vc não está dando ouvido às pessoas erradas? Em relação às fotos sou igual a vc, mas isso é questão de ângulo certo u errado ao tirar a foto. O importante é o que vc pensa de vc!
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  25. Dr marisa quando eu to em casa e me arrumo ai me sinto bonita mais quando eu saio na rua me falam que eu sou feia ficoo muito triste,pra baixo ,quando posto uma foto na internet ninguém curte ou comenta isso só prova que eu sou horrivel ,me da até medo de sair na rua :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo essas pessoas que só sabem criticar. Quem é verdadeiramente feio nessa história? Filtre o que vc escuta e se vc está se achando bonita, é assim que tem que se sentir. Não deixe um bando de gente cheia de críticas estragar seu dia. Gosto é algo muito individual e a beleza da mulher, na minha opinião, tem muito mais a ver com atitudes do que com o físico Barbie. Valorize-se! Outra coisa, o FaceBook restrigiu muito as postagens, ou seja, nem todos os amigos devem receber a atualização de suas fotos.

      Excluir
    2. Oi doutora.. tenho 18 anos e ne acho toda desfigurada. Um lado do meu rosto é totalmente diferente do outro, sei que nao sao iguais, mas o meu e muito, nem parece a mesma pessoa. Eu sou horrivel, minha boca étorta, meu nariz grande e torto, nao tenho nada de peito e nem de bunda, NADINHA, sou magra, e sou horrorosa . Nao consigo tirar fotos, nao tenho fltos minha no meu celular, nao tiro mesmo nem com parentes, colegas, e pra piorar eu me acho corcunda. Nao gosto de me olhar no espelho pq toda vez q olho eu quero chorar, mesmo q eu nao olhe eu começo a querer a chorar. Quando to num lugar que tem pessoas bonitas eu fico mal quase choro e vou embora, na verdade todo mundo bonito menos eu. Eu sou horrorosa e nao tem essa de beleza interior, ou de tem q me amar, ou ver as qualidades. Isso e chamar o feio de feio e mandar ver alguma coisa bonita p ficar melhor. Isso n existe, por mais q digam q sou linda eu sou horrivel, e queria fazer transplante de tudo, mudar tudo. Nao aguento, as vezes eu quero morrer. Nao consigo esquecer isso nem por um minuto. Me ajuda

      Excluir
    3. Como disse no comentário abaixo: beleza tem a ver com atitude. Ficar ressaltando seus "defeitos" não te fará nada bem. Busque um suporte terapêutico e trabalhe sua autoestima. Vc precisa se valorizar˜

      Excluir
  26. olá mariza mas e muito chato as pessoas falam q sou feia etc... choro muito não da pr fc ass eu me arrumo td ms msm ass as pessoas falam q eu sou muito feia e tem um garoto q gosto ele nem olha pr mim sou mito feia msm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que é fácil falar, mas beleza tem a ver com atitude. Não adianta esperar que os outros te achem bonita para só então vc se valorizar. Se o mundo fossem só das modelos o que seria de nós "pobres mortais"? Beleza é relativo e o que é bonito para mim não é necessariamente para vc. Ame-se!!!!!

      Excluir
  27. Ahh sei la ...eu sei que sou feia...mas tento me achar bonita, mas tenho 18 anos e ninguem gostou de mim aindaa. Só quando era mais nova agora...parece que nenhum menino me olha e me acha bonita.o que posso estar fazendo para que isso aconteca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você, já gostou de você?
      Não busque aprovação externa antes de conquistar a sua aprovação em você!
      Espero que melhore e passe a se achar bonita! :)

      Excluir
  28. Eu sei que sou feia nenhum menino olha pra mim nao sou curtida no facebook quando minhas primas vem para minha casa eu me sinto mais para baixo ainda elas.sao populares e lindas e eu sou feia ja nem saio de casa por eu ser feia e quando eu saiooo eu evito o maximo a passar perto de meninos tenho medo de ser.zoada e insultada por todoos
    By: yasmin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim,
      Busque uma ajuda profissional (psicóloga). Tente se fortalecer. Cuide-se!
      Tente trabalhar sua autoestima.
      Abraço!

      Excluir
  29. Eu sei que sou feia nenhum menino olha pra mim nao sou curtida no facebook quando minhas primas vem para minha casa eu me sinto mais para baixo ainda elas.sao populares e lindas e eu sou feia ja nem saio de casa por eu ser feia e quando eu saiooo eu evito o maximo a passar perto de meninos tenho medo de ser.zoada e insultada por todoos
    By: yasmin

    ResponderExcluir
  30. Não agüento mais !!!! Todos os adultos que me vêem dizem a sou linda e tal, até fui chamada por um agência q me ligou e disse q eu era linda e já tinha um trabalho pra eu fazer, até novelas, mas eu n quis porque me acho me feia, mas as pessoas da escola me acham um monstro não entendo isso porque tem q ser assim enquanto sou essa menina feia minhas amigas são todas perfeitinhas

    ResponderExcluir
  31. Meu professor de Teatro sempre me dizia isso, que o fato de eu achar isso de mim passava essa imagem para as pessoas, que eu precisava me olhar e me achar bonita; e sabe isso é verdade, porque funcionou por um tempo, acho que a maioria das pessoas acaba se sentindo assim pela falta de aceitação e pela necessidade que a maioria tem de ser aceita.

    ResponderExcluir
  32. Tenho 24 anos e li seu texto, mas a verdade é que beleza é importante sim. Isso de beleza é relativo é mentira, só funciona se a pessoa for feia, por exemplo, alguém é capaz de dizer que a Angelina Jolie é feia? Não, porque ela é bonita. Vivemos em sociedade, ela dita as regras do que é certo ou errado na hora de estudar, trabalhar, sermos cordiais uns com os outros, não roubar, matar, etc., seguimos aquilo que nossa cultura apregoa e o lugar onde vivemos, nossa sociedade tem regras e elas são obedecidas por uma razão: se você não age conforme elas, terá que aprender a viver isolado de todos. Isso é a vida real, é certo cultuar a beleza? Pode ser que sim, pode ser que não, isso é indiferente para a questão. Ser feio significa nascer à margem do que a sociedade impõe como necessário para ser aceito por ela, eu sou feia (nariz grande, cabelo crespo, braços e pés excessivamente grandes, corpo estilo triangulo invertido - aquele que há predominância de ombros e pouco quadril) e sei que ao nascer assim já nasci em desvantagem, ninguém olha sua simpatia, sua inteligência, seu caráter, o que um desconhecido nota em você ao passar pela rua é a sua aparência física, isso faz com que as pessoas se aproximem ou não de você, é da natureza humana reprimir aquelo que nos parece repulsivo, assim como o contrário, somos atraídos por algo que nos chama a atenção. Repetir diariamente que você é inteligente, tem carisma e todas essas qualidades interiores não vai mudar sua aparência física. Gente feia como eu nunca será bonita, eu posso fazer plástica, colocar silicone, gastar horrores em salão de beleza que ainda sim seria apenas "razoável", o suficiente para não as pessoas não caçoarem na minha frente ou quando não estou presente. Homens nunca vão virar a cabeça quando eu passar, jamais me farão favores, nem nunca brigarão pela minha atenção. Eu nunca vou casar com um homem bonito, nenhum deles ficaria comigo. Se olhar no espelho e enxergar a realidade é importante para que não se viva em um mundo de ilusão, se você é feio, tem que aceitar isso, para que possa melhorar isso em você. Agora, me poupe desse papo "diga diariamente eu sou inteligente, sou simpática, você vai encontrar alguém que goste de você assim, blá, blá, blá" achando que isso vai te ajudar, é a mesma coisa de dizer a um desempregado que ele não precisa se preocupar em procurar emprego, o emprego irá surgir do nada, sem esforço num passe de mágica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que sou feia. Me aceitei assim. É melhor aceitar, assim se existir algo que possa mudar, você muda pra melhor. Sou legal, inteligente, tenho felicidades, mas não sou 100% feliz. Infelizmente a chamada beleza interior não é observada por todos e em todas as ocasiões. Os amigos e familiares, seu chefe e colegas, conhecidos podem notar sua beleza interior. Mas na hora da conquista, em relacionamentos amorosos o que é observado é a beleza física mesmo, e até alguns empregadores selecionam funcionários por beleza. Eu sou feia para os homens, posso ser amiga, mas nunca passarei disso. Já fui muito humilhada, já fui piada, um dia um cara disse que não ia me assaltar porque eu era feia, nem os feios me querem, e eu sou de ver a beleza interior nos outros, mas não recebo o retorno. Já tenho 30, até hoje nenhum rapaz quis me namorar, e não me iludo que isso vá acontecer. Desejo muito fazer uma plastica pra melhorar minha aparência, porque infelizmente não basta cuidar do interior e do exterior, tem coisas que só com plástica pra mudar, não tenho esse dinheiro, então melhor não me iludir. Se Aceitar e tentar ser feliz e cuidar da saúde é a melhor coisa, se defender também, mas o que não dá pra fazer é se iludir. Eu sou feia, mas um dia farei a plástica. Nem que seja apenas por mim. Infelizmente pessoas consideradas feias são desprezadas, independente de beleza interior.

      Excluir
  33. Beleza não é tudo e nunca será, o que adiante ser bela por fora e feia por dentro, já cansei de tentar procurar um homem para casar, a maioria que falei me diz que sou linda mais na hora de me conhece ninguém tem coragem, sou muito feia, tímida, tenho 29 anos e ainda sou virgem, eu sei que nunca vou casar, nenhum homem me quer. Eu tenho qualidades mais o que adiante se a primeira coisa que a pessoa vai ver é meu rosto feio.

    ResponderExcluir
  34. Oi eu me acho mut feia pelo fato de ser mut magra

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza